Estação Arcoverde

quarta-feira, 8 de julho de 2009

1 - Eu tenho vontade.

2 - Que?

1 - Eu tenho vontade!

2 - De que?!

1 - Não sei direito de que, mas sei que tenho muita.

2 - Então deixa de ter.

1 - Você não tá entendendo, eu gosto de ter ela, gosto de sentir vontade!

2 - É, realmente eu não estou entendendo...

1 - Não sei quando começei a sentir, se isto esteve sempre aqui, mas sei que gosto muito.

2 - Então tenha.

1 - Mas isso também é um problema... Às vezes esqueço e não à tenho.

2 - Sim, mas aonde você quer chegar?

1 - Quero que você me ajude com essa vontade, quero saber se descubro o que é isso, ou se deixo essa sensação ir embora de vez.

2 - Não posso te ajudar, não com isso.

1 - Como assim, não com isso?

2 - Eu já senti vontade uma vez.

1 - Não entendi, uma vez?

2 - Já senti isso e não quero nunca mais ter.













Vontade
=a intencionalidade é a capacidade através da qual tomamos posição frente ao que nos aparece. Diante de um fato, podemos desejá-lo ou rejeitá-lo. Ante um pensamento, podemos afirmá-lo, negá-lo ou suspender o juízo.

Para os filósofos Santo Agostinho e Descartes, vontade e liberdade são a mesma coisa: a falcudade através da qual somos dignos de louvor, quando escolhemos o bom, e dignos de reprovação, quando escolhemos o mau.

Agostinho e Descartes concordam em que o fato de nós humanos termos vontade nos torna responsáveis pelas nossas decisões e ações. A dimensão moral do homem decorre do fato dele ter vontade.

Em Agostinho, a escolha digna de reprovação é pecado. Em Descartes é erro. O pecado é uma falta religiosa oriunda da vontade. O erro é uma falta moral ou epistêmica. Moral quando a falta oriunda da vontade é prática. Epistêmica quando a falta oriunda da vontade é teórica.

Agostinho e Descartes também concordam em afirmar que o fato de termos vontade não só nos torna responsáveis por nossos atos e decisões como também livra Deus de qualquer responsabilidade sobre a mesma, tal como explica a teodicéia.

Wikipédia


12 comentários: